Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar quando precisa tratar a saúde mental.
Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas são três profissões que trabalham com a mente humana, mas são distintas em alguns pontos e possuem abordagens diferentes.
Os três profissionais podem atuar juntos no tratamento ou acompanhamento de um paciente.
Cada uma delas, dentro da sua área de atuação e com seu método de tratamento, busca garantir ao paciente o aumento da qualidade de vida.
Por isso, é importante conhecer cada uma delas para saber qual profissional procurar.
– Psicólogo
Profissional formado em psicologia, ciência que estuda o comportamento humano e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos.
A graduação é de cinco anos e visa a permissão para tratar problemas ligados à mente humana, a partir de diferentes técnicas.
– Psiquiatra
São profissionais formados em medicina e especializados em psiquiatria. Isso envolve mais ou menos 10 anos de estudos.
Ele identifica e diagnostica transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, etc. É ele quem prescreve tratamentos medicamentosos.
– Psicanalista
Psicanálise pode ser bem próxima ao que é feito pelo psicólogo. A diferença é que sua técnica inclui um estudo do inconsciente. Por conta disso, o tratamento pode ser mais longo. Este profissional não é necessariamente formado em psicologia ou medicina, e não está apto a prescrever medicamentos.
Os psicólogos e psiquiatras podem ser psicanalistas, mas nem todo psicanalista é um psicólogo ou psiquiatra, já que ele pode ter formação superior em outras áreas.
Para agendar consulta com uma psic[ologa ou uma psicanalista, entre em contato conosco.