A adolescência é um período conturbado de transição da vida pessoal e extremamente importante para o desenvolvimento humano e das formações emocionais e psíquicas do jovem. É a fase onde ele começa a perceber que o que era improvável na infância, passa a ser possível de acontecer na vida, como gravidez, suicídio, homicídio entre outros acontecimentos.
Nesta fase geram-se muitas dúvidas, sentimentos intensos, experimentações, ilusões, desilusões, indecisões, junto com medos e incertezas, onde essa nova forma de visualizar o mundo, sem a devida maturidade e a correta interpretação do que é permitido ou proibido, podem trazer conseqüências desagradáveis em suas vidas.
A proposta do tratamento, alem do preventivo, é oferecer ao paciente uma escuta especializada e atenta, para que consiga externar suas emoções e dúvidas nas quais as respostas o ajudara a entender a si próprio, o seu próximo e o meio em que vive.
Comportamentos e atitudes mais comuns que possam demonstrar que algo na vida do jovem não vai bem e que possa estar necessitando de auxilio profissional, são:
- Oscilação de humor.
- Ansiedade.
- Medos incomuns (como de pessoas, escuro, ficar sozinho).
- Timidez excessiva.
- Auto mutilação.
- Isolamento.
- Baixa auto estima.
- Falar excessivamente sobre violência e morte.
- Irritabilidade.
- Dificuldade de aceitar regras e limites.
- Vicio em eletrônicos.
- Vicio em redes sociais.