Por que é tão importante impor limites?

Impor limites significa determinar às pessoas o que precisamos e queremos, e podem ser fatores diferentes do que outras pessoas precisam e querem.

Impor limites é estabelecer linhas com os outros – e conosco – que não devem ser cruzadas.

Impor limites tem a ver com o autoconhecimento, já que para isso, é preciso ter um bom conhecimento sobre si mesmo e suas próprias necessidades. 

Você deve saber o que você quer e o que você precisa, então pergunte a si mesmo:

O que eu quero?

Do que eu preciso?

O que faz eu me sentir confortável?

Esse comportamento vai permitir que você se respeite mais, e consequentemente, os outros também vão te respeitar em função dos limites que você estabeleceu.

Outro exercício importante é pensar sobre as suas maiores prioridades, e então pensar sobre o que te afasta dessas prioridades.

Impor limites provavelmente vai trazer um aumento considerável da sua autoestima, já que priorizar a si mesmo fará você perder o medo de mostrar como você é. 

Você vai se sentir livre de culpa por não fazer o que os outros esperam que você faça.

Aprender a estabelecer limites também é dizer “NÃO” quando temos vontade sem nos sentirmos obrigados a fazer o que os outros querem e precisam.

Mas tudo isso não é somete sobre nós, os limites das outras pessoas também existem e devemos respeitar assim como determinamos que os nossos sejam respeitados.

Ao conseguir respeitar seus limites e os dos outros, as relações vão se tornando saudáveis e estáveis.

Com tudo isso, conseguimos identificar e delimitar corretamente nossas próprias necessidades, nos fazendo ser protagonistas das nossas escolhas e gerando, assim, um senso de responsabilidade nas nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =