Medo ou Fobia? Temos alguns medos constantes que as vezes atrapalham nossa vida. Mas você sabe identificar qual é a diferença? Seu medo dentro da normalidade ou se você tem uma fobia?
Como Diferenciar Medo e Fobia?
O medo é um instinto evolutivo humano, que atua como nosso aliado, nos sinalizando dos perigos reais. É como um resultado das ameaças à nossa rotina de sobrevivência.
Para explicar o medo natural, lembre das coisas que comumente temos medo como altura, cobras, aranhas etc, ou então, o nosso cuidado ao atravessar a rua.
Imagina quantos acidentes evitamos pelo simples fato de sentirmos medo.
A fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco perigo real, porém provoca ansiedade extrema.
Costuma ser de longa duração, provoca intensas reações físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a tem.
Ou seja, a fobia é um problema incapacitante.
Quando alguém sofre de fobia, passa a evitar situações e lugares para “fugir” do terror que possa vir a surgir diante de algum acontecimento.
Medos e Fobias Possuem Tratamento?
O tratamento de fobia e de medos tem como objetivo reduzir os sintomas, principalmente, a ansiedade, agindo direto na causa e ensinando a gerenciar as reações físicas e emocionais.
A psicoterapia é, sem dúvidas, o remédio mais indicado para esses casos, podendo ser acompanhados por tratamento medicamentoso ou não, o que vai ser definido por um profissional da saúde mental após avaliação.
Para uma avaliação com um profissional de saúde mental, entre em contato conosco.
KPsicologia
Atendimento Psicológico e Psicopedagógico
Infantil, Adolescente e Adulto.