Medo ou Fobia? Qual é a Diferença e como Tratar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Medo ou Fobia? Temos alguns medos constantes que as vezes atrapalham nossa vida. Mas você sabe identificar qual é a diferença? Seu medo dentro da normalidade ou se você tem uma fobia?

 

Como Diferenciar Medo e Fobia?

medo é um instinto evolutivo humano, que atua como nosso aliado, nos sinalizando dos perigos reais. É como um resultado das ameaças à nossa rotina de sobrevivência.

Para explicar o medo natural, lembre das coisas que comumente temos medo como altura, cobras, aranhas etc, ou então, o nosso cuidado ao atravessar a rua.

Imagina quantos acidentes evitamos pelo simples fato de sentirmos medo.

fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco perigo real, porém provoca ansiedade extrema.

Costuma ser de longa duração, provoca intensas reações físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a tem.

Ou seja, a fobia é um problema incapacitante.

Quando alguém sofre de fobia, passa a evitar situações e lugares para “fugir” do terror que possa vir a surgir diante de algum acontecimento.

 

Medos e Fobias Possuem Tratamento?

O tratamento de fobia e de medos tem como objetivo reduzir os sintomas, principalmente, a ansiedade, agindo direto na causa e ensinando a gerenciar as reações físicas e emocionais.

A psicoterapia é, sem dúvidas, o remédio mais indicado para esses casos, podendo ser acompanhados por tratamento medicamentoso ou não, o que vai ser definido por um profissional da saúde mental após avaliação.

Para uma avaliação com um profissional de saúde mental, entre em contato conosco.

KPsicologia

KPsicologia

Atendimento Psicológico e Psicopedagógico
Infantil, Adolescente e Adulto.

Agende uma consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =