Como saber se estou vivendo um Relacionamento Abusivo?

relacionamento abusivo
Identificando Relacionamento Abusivo

Muitas relações tem altos e baixos. Mas como identificar se a relação está sendo abusiva? Aprenda a perceber os sinais.

Identificar se você está vivendo em um relacionamento abusivo não é nada fácil. Mas isso acontece porque não é necessário que exista agressão física para que a relação seja abusiva.

Abaixo descrevemos alguns sinais que são muito comuns em relacionamentos abusivos e, que podem ajudar a identificar esse tipo de relação:

1 – Excesso de Amor

O abusador pode ser um sujeito extremamente romântico, gentil, apaixonado, mas normalmente ele usa isso para desviar a atenção da vítima. Isso acontece após episódios de violências verbais e físicas.

2 – Exigências de mudanças

Abusadores costumam impor mudanças, de forma sutil ou não, no comportamento da vítima. Geralmente, são imposições moralistas. Como por exemplo o modo de se vestir, falar, etc.

3 – Superproteção

Pode parecer um cuidado bonito, generoso, mas diminui a vítima, na medida em que aumenta o poder do agressor. Como “cuidador” ele passa a ser fundamental para cada ação, tomando a autonomia de decisão da vítima.

4 – Agressão verbal e violência psicológica

As agressões e violência moral podem surgir em forma de xingamentos. Mas também podem acontecer em forma de comentários sutis, sendo ainda mais devastadoras já que tiram as defesas da vítima e confundem.

5 – Ameaças e chantagens

As ameaças são parte da violência física ou emocional. As insinuações de danos à vítima podem apelar para a culpa, vergonha, abandono. Chantagens emocionais são perigosas e paralisantes.

 

Portanto, um relacionamento saudável é aquele que enfatiza sua personalidade e lhe traz apoio e segurança.

Já o relacionamento abusivo, tóxico, lhe afundará em sombras de infelicidade.

Quem vive ou viveu em um relacionamento abusivo, precisa de ajuda profissional para a identificação e superação do problema e suas consequências.

Não tenha receio de procurar ajuda. É um ato de coragem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =