Descontrole Emocional – Você sofre com esse problema?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

O descontrole emocional pode ser definido como alterações que temos no nosso humor, saindo do nosso equilíbrio facilmente na presença de situações ruins ou inesperadas.

As responsabilidades diárias, a sobrecarga profissional, os relacionamentos amorosos, as frustrações e a necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade são alguns fatores que podem causar sérios desequilíbrios.

Então, uma pessoa que apresenta episódios de descontrole emocional com certa frequência pode enfrentar uma série de problemas como:

  • Atitudes que geram profundo arrependimento,
  • Dificuldade para se concentrar em objetivos,
  • Gerar medo e afastamento em outras pessoas,
  • Problemas para se relacionar,
  • Problemas Físicos.

Mas como saber se tenho dificuldades em controlar emoções?

Primeiro comece por avaliar seu comportamento detalhadamente.

Como você tem reagido a situações do dia a dia? De forma normal, esperada? Ou surpreendendo as pessoas a sua volta?

Normalmente, quem vive o descontrole emocional não percebe que o faz e não reconhece em si esse comportamento, mas por vezes é apontado como: enérgico, personalidade forte, intolerante, etc.

Para ter controle das emoções, é necessário separar razão da emoção e passar a ter domínio de tudo aquilo que a mente produz e que ativa as emoções de forma descontrolada.

Portanto, é preciso estar sempre atento, praticar o autoconhecimento e ter acompanhamento de um profissional da psicologia que o direcione ao lidar com as emoções negativas.

Durante a terapia se aprende a gerenciar a raiva, o estresse e a ansiedade. Além de começar a questionar problemas que pareciam insolúveis e devastadores.

Para saber mais sobre controle emocional, ou para apoio psicológico, agende uma avaliação com uma das nossas psicólogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 3 =