Depressão – 5 Principais Causas

A depressão pode surgir em homens e mulheres de todas as idades, mas também pode afetar adolescentes ou idosos.

Os sintomas são diversos, mas um deles está presente em todos os casos que é o humor deprimido (tristeza, desânimo e pensamentos negativos) ou a perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas.

Os outros sintomas podem incluir alterações no sono, no apetite ou no peso, cansaço e falta de concentração, por exemplo.

Existem várias causas que podem desenvolver essa doença emocional, mas relacionamos as 5 principais causas da depressão:

  1. Acontecimentos Estressantes como divórcio, morte de alguém querido, desemprego, problemas financeiros, etc.
  2. Uso de Medicamentos/Drogas/Álcool – Abusar de álcool e drogas, principalmente em momentos difíceis, é perigoso porque há quem os utilize como válvula de escape, mas podem iniciar ou piorar uma depressão.
  3. Bulliyng – quando alguém ouve frequentemente insultos, pode vir a acreditar que eles são verdade, diminuindo sua autoestima o que consequentemente favorece a depressão.
  4. Doenças Graves – Problemas de saúde fatais ou de longa duração, como câncer ou doenças coronárias, têm o potencial de gerar depressão porque é preciso lidar com o preconceito, enfrentar tratamentos dolorosos ou ter que conviver diariamente com o medo de morrer.
  5. Solidão – Estar afastado da família ou romper relações com os amigos, por exemplo, pode desencadear a doença em pessoas predispostas.

É indicado marcar uma consulta com um psicólogo quando os sintomas de depressão, como choro constante, cansaço excessivo ou pessimismo estão presentes por mais de 2 semanas e a pessoa não consegue ultrapassar esta fase sozinha.

Entre em contato conosco para mais informações e para agendar uma avaliação de uma especialista em saúde emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 2 =