7 Dicas Para Facilitar os Estudos a Distância das Crianças

Em tempos de quarentena e a suspensão das aulas presenciais, muitas famílias foram pegas de surpresa com o novo método de ensino a distancia proporcionado pelas escolas. Porém, mesmo com contestações, esse foi o mais prudente meio encontrado para que os alunos não percam o ano letivo de 2020. Por este motivo, elaboramos algumas Dicas Para Facilitar os Estudos a Distancia das Crianças visando diminuir as dificuldades que esse método pode provocar para elas e para os pais. 

Por outro lado, os pais e responsáveis, além de ocupados com suas atividades de rotina, se viram obrigados a cuidarem também das tarefas escolares de suas crianças e consequentemente, tal mudança repentina, trouxe dúvidas e conflitos de como agir com as crianças e também com as escolas

O momento que passamos não esta sendo fácil para ninguém, ainda mais para as crianças que de uma hora para outra se viram impossibilitadas de verem familiares e amiguinhos com os quais estava acostumada a conviver com frequência.

 

 

1- Defina uma Rotina Diária para Facilitar os estudos a Distancia. 

Estipule horários para as atividades diárias (acordar, refeições, jogar, brincar, assistir TV e principalmente Estudar). 

Peça a criança para lhe ajudar a estipular os horários, pois essa atitude ajudará a fazer com que ela aceite a rotina com maior facilidade. 

 

 

2- Estabeleça Metas de Estudo a Distancia. 

É importante ter um cronograma de estudos e respeita-lo. Muitas tarefas serão solicitadas como atividades de casa e deixa-la para depois, pode fazer com que se esqueça de realiza-las, provocando o acúmulo. 

 

 

3- Defina um Espaço Físico Adequado. 

Um local bem iluminado, silencioso e confortável é fundamental para o desempenho da criança. Prepare todos os materiais que serão necessários para a realização das atividades e os deixe com fácil acesso para a criança, pois isso evitará que ela se desloque até outro cômodo e perca partes da aula.

 

 

4- Elimine Todos os Distratores Possíveis Que Possam Dificultar os Estudos a Distancia. 

Sabemos que criança se distrai facilmente. Portanto antes de iniciar a aula, procure retirar de perto todos os objetos e equipamentos que podem causar sua desconcentração no estudo

Ir ao banheiro antes do início, estar bem alimentado, solicitar aos familiares que evitem barulhos durante o período e evitar equipamentos eletrônicos ligados próximos a criança, também são atitudes fundamentais para que haja um desempenho positivo nas aulas

 

 

5- Dê o Suporte Necessário a Criança Para Que Não Haja Contratempos 

Além de preparar o equipamento para o início da aula, é importante estar presente durante a realização também para que evite que algo de errado aconteça. Não sabemos quando uma conexão poderá cair ou quando a criança apertará algum comando que a faça sair da aula

 

 

6- Torne os Momentos de Estudos a Distancia das Crianças Agradáveis 

Aproveite esse novo momento para se aprofundar a vida escolar da criança. Participe da aula e a estimule com recompensas amorosas. Proponha para a criança uma bonificação (um período um pouco maior realizando a atividade que mais gosta, por exemplo) caso ela conclua sua lição de maneira correta e organizada. 

 

 

7- Participe das Aulas.

As vezes, as dúvidas deixam de ser esclarecidas pois é recomendado para as crianças a não interromperem a aula, ou então deixam de perguntar pois tem vergonha. Alem disso, os professores não conseguem visualizar tudo o que as crianças estão fazendo, portanto é de extrema relevância que os responsáveis participem da aula e expliquem o que não foi compreendido. 

Lembre-se que o professor está desempenhando seu trabalho numa ferramenta que não possui muita experiência e toda a ajuda será importante para que a criança não fique atrasada. 

 

 

Muito do que foi colocado aqui pode causar questionamentos em relação às obrigações da escola, porém as Dicas para Facilitar os Estudos a Distancia das Crianças  que postamos aqui, foram elaboradas para nos ajudar a pensar que, neste momento que nos encontramos, valha a pena abrir mão dos direitos que temos para nos dedicarmos ao benefício que estaremos proporcionando as crianças que amamos.

Não foque no problema e sim na solução

Caso tenha alguma dúvida ou precise de auxílio, entre em contato conosco.

KPsicologia – (11) 3280-5399  ou Whats: (11) 99187-0990

 

Como prevenir e tratar a ideação Suicida.

É essencial termos em mente que qualquer demonstração emocional de tristeza, solidão, desilusão, ou que cause um grande impacto emotivo ao indivíduo, a depressão pode vir a se desencadear e por consequência, posteriormente, a ideação suicida.

Estar atento aos sinais e buscar um apoio profissional é a melhor e mais rápida solução para conter pensamentos distorcidos e uma futura tentativa de suicídio.

Dentro do consultório, o paciente encontrará o devido acolhimento e caso necessário, será   submetido a intervenção do trabalho de uma equipe capacitada, para tratamento dos sintomas e a devida recuperação de sua saúde emocional.

KPsicologia

KPsicologia

Atendimento Psicológico e Psicopedagógico
Infantil, Adolescente e Adulto.

Agende uma consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =