O que é Síndrome de Burnout?

Exaustão intensa relacionada às atividades profissionais. Entenda como a Síndrome de Burnout chega silenciosa e já  prejudica a sua saúde mental e física de, aproximadamente, 33 milhões de brasileiros

 

Síndrome de Burnout
O que é a Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout é o termo usado para explicar um cansaço excessivo, mesmo no início da semana de trabalho, sem uma explicação prontamente aceitável.

Estresse agudo, que cria momentos ruins por uma pequena fagulha de problemas no trabalho. E então? Identificou alguém assim? É possível que essa pessoa, (ou você) esteja sofrendo com a síndrome do esgotamento profissional, ou seja, a Síndrome de Burnout. 

Antes de mais nada, precisamos destacar que essa condição trata-se de um desgaste emocional, assim como outros, que pode influenciar nas questões de saúde física e emocionais e, assim, levar os indivíduos a esse esgotamento profissional. 

Esse termo surgiu na literatura médica pela primeira vez em 1974, pelo psicólogo Freudenberger, que descreveu os sintomas que ele mesmo e seus colegas estavam enfrentando.

Atualmente, cerca de 33 milhões de brasileiros são acometidos por esta síndrome, de acordo com o Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil).

É muito comum que os workaholics, ou seja, pessoas viciadas em trabalho, sofram, portanto, desse distúrbio.

Estilo de vida e modelo de trabalho

Constantemente, o Burnout também está ligado ao fato de algumas pessoas trabalharem em empregos em que existe uma cobrança exagerada feita ou pelos superiores, ou por si próprio, fazendo com que se tornem pessoas exageradamente perfeccionistas.

No caso das mulheres, a maioria delas acaba sendo afetada em decorrência de uma jornada dupla de trabalho: na profissão, e nas demais tarefas de casa – as responsabilidades de mãe, esposa, estudante, entre outros que, infelizmente, ainda é um tabu em muitas famílias, o que contribui para a passividade do companheiro, e a sobrecarga de atividades nas mulheres.

Neste solo fértil, o síndrome de bornout pode se estabelecer e deixar traumas e marcas emocionais se não for tratada.

Saiba quais são os sintomas 

É comum que as pessoas demorem a identificar os sintomas, pois, aparentemente, tudo não passa de mais um dia, ou uma semana, ou um mês de muito trabalho e exaustão, que apresenta maior desmotivação. Porém, a repetição dos sintomas e a seriedade deles precisam ser acompanhados por um psiquiatra ou psicólogo. 

Os sintomas mais comuns da Síndrome de Burnout são:


• Alterações do sono;

• Dores musculares e de cabeça;

• Irritabilidade e Alterações de humor;

• Falhas de memória e Dificuldade de concentração;

• Alterações no apetite;

• Agressividade;

• Isolamento;

• Depressão e Ansiedade;

• Pessimismo e baixa autoestima.

Embora muitas pessoas sejam movidas a aceitar qualquer emprego para se manter, cuidar da saúde mental é essencial. Afinal, além de trabalhar com grande infelicidade e problemas emocionais, o não controle e a falta de cuidados com a terapia poderá colocar todas as conquistas em risco, inclusive com o afastamento das atividades que realiza.  

A pessoa que sofre com a síndrome, geralmente, está sempre se esforçando muito com o trabalho, sendo que, várias vezes, se esquecem dos momentos de descontração e relaxamento. A mente não descansa. Está em alerta constantemente, o que faz o desgaste mental e físico serem mais evidentes. 

Se você está sofrendo com a Síndrome de Burnout, ou conhece alguém que precisa de ajuda, chame nossa equipe. Temos os tratamentos ideais. 

 
Facebook


Youtube


Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + doze =